Bem além do carbono, do DryFit e dos monitores cardíacos, está o trabalho científico, físico, fisiológico, anatômico e biomecânico desenvolvidos em laboratórios que podem diminuir minutos preciosos na etapa de ciclismo ( até 90segundos a cada 54km).
San Diego, Califórnia, é onde fica o túnel de vento altamente especializado em análise de aerodinâmica de BikeFit do mundo, o San Diego Air & Space Technology Center. Grandes nomes já passaram por lá, como Lance Armstrong, Chris McCormack, Faris Al Sultan, Torbjorn SindBalle, Chris Lieto e todos os grande fabricantes como: Argon18, Cannondale, Trek, Look, Kuota, BMC, etc.
San Diego, Califórnia, é onde fica o túnel de vento altamente especializado em análise de aerodinâmica de BikeFit do mundo, o San Diego Air & Space Technology Center. Grandes nomes já passaram por lá, como Lance Armstrong, Chris McCormack, Faris Al Sultan, Torbjorn SindBalle, Chris Lieto e todos os grande fabricantes como: Argon18, Cannondale, Trek, Look, Kuota, BMC, etc.
Um sonho para qualquer amante de bicicletas que deseja uma pedalada perfeitamente sincronizada em potência e aerodinâmica.
Vamos analisar Aerodinâmica e Potência :
Aerodinâmica analisada no que se refere a todo impedimento que atleta e a bike sofrem quando o ar os toca. É impossível o vento não toca-los, porém podemos fazer com que toque de forma mais harmoniosa, fluindo da parte anterior até a posterior sem grandes obstáculos.
Potência é toda a força que o ciclista impõem no pedal, usando como combustível seu glicogênio muscular e oxigênio adquirido pelos pulmões. O pulmão de um atleta pode conter até 5 litros de ar, destes apenas 16% são O2.
Então é simples, ponha o atleta o mais aerodinâmico possível e mande pedalar forte. Errado, pouquíssimos atletas conseguem permanecer em uma posição tão agressiva por muito tempo e conseguir respirar bem para manter uma boa potência por muito tempo.
Logo, você terá que acertar o ponto entre aerodinâmica e potência, é exatamente isso que se faz em San Diego. Não adianta uma posição com o clip muito baixo, trazendo seu tronco numa linha bem horizontal, isso diminuiria o arrasto aerodinâmico, porém diminuiria a quantidade de ar inspirado, já que a posição mais agressiva diminui a amplitude torácica e o trabalho diafragmático.
Aí entra toda a pesquisa e tecnologia, achar um ponto exato entre aerodinâmica e potência que resulta em alta performance. Resumidamente, o atleta é posto para pedalar em um rolo especial dentro do túnel de vento, e sua potência, batimento cardíaco e respiração são monitorados juntamente com o arrasto aerodinâmico. O teste começa numa posição bem conservadora e vai evoluindo até a mais agressiva. No momento em que os especialistas interpretam que os sinais fisiológicos entram em sofrimento, esse é o momento máximo atual do atleta, isso significa que, uma posição mais agressiva, o deixaria mais aerodinâmico, porém não terá forças para se manter potente por muito tempo. Não adianta você por o clip baixo se não consegue manter-se nele por muito tempo.
O custo é de U$$ 1.000,00 por hora, normalmente um atleta experiente faz um Bike Fit em 1hora. Existem outras alternativa mais baratas no Brasil, um bike fit sem túnel de vento sai numa média de R$ 150,00
Maiores informações, http://www.lswt.com/
Vamos analisar Aerodinâmica e Potência :
Aerodinâmica analisada no que se refere a todo impedimento que atleta e a bike sofrem quando o ar os toca. É impossível o vento não toca-los, porém podemos fazer com que toque de forma mais harmoniosa, fluindo da parte anterior até a posterior sem grandes obstáculos.
Potência é toda a força que o ciclista impõem no pedal, usando como combustível seu glicogênio muscular e oxigênio adquirido pelos pulmões. O pulmão de um atleta pode conter até 5 litros de ar, destes apenas 16% são O2.
Então é simples, ponha o atleta o mais aerodinâmico possível e mande pedalar forte. Errado, pouquíssimos atletas conseguem permanecer em uma posição tão agressiva por muito tempo e conseguir respirar bem para manter uma boa potência por muito tempo.
Logo, você terá que acertar o ponto entre aerodinâmica e potência, é exatamente isso que se faz em San Diego. Não adianta uma posição com o clip muito baixo, trazendo seu tronco numa linha bem horizontal, isso diminuiria o arrasto aerodinâmico, porém diminuiria a quantidade de ar inspirado, já que a posição mais agressiva diminui a amplitude torácica e o trabalho diafragmático.
Aí entra toda a pesquisa e tecnologia, achar um ponto exato entre aerodinâmica e potência que resulta em alta performance. Resumidamente, o atleta é posto para pedalar em um rolo especial dentro do túnel de vento, e sua potência, batimento cardíaco e respiração são monitorados juntamente com o arrasto aerodinâmico. O teste começa numa posição bem conservadora e vai evoluindo até a mais agressiva. No momento em que os especialistas interpretam que os sinais fisiológicos entram em sofrimento, esse é o momento máximo atual do atleta, isso significa que, uma posição mais agressiva, o deixaria mais aerodinâmico, porém não terá forças para se manter potente por muito tempo. Não adianta você por o clip baixo se não consegue manter-se nele por muito tempo.
O custo é de U$$ 1.000,00 por hora, normalmente um atleta experiente faz um Bike Fit em 1hora. Existem outras alternativa mais baratas no Brasil, um bike fit sem túnel de vento sai numa média de R$ 150,00
Maiores informações, http://www.lswt.com/
att, Hugo Eduardo...
Um comentário:
Bastante interessante !!
Parabéns .
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