quarta-feira, 13 de agosto de 2008

O + rígido, o + leve ?? Quem disse ?! Ah, ta ...



Novo VumaQuad 560g. O mais leve, o mais rígido.

Teste CEN
Do último ano o CEN (Comitê Europeu de Normalização) aumentou em 20% a carga utilizada
em seus testes de esforço. A ZIPP tem o orgulho de dizer que o VumaQuad passou por eles
com sucesso total.

O novo pedivela foi testado em mais de 100.000 ciclos no novo padrão de 1.800 Newtons e
aprovado. Esse é um padrão de teste que muitos fabricantes afirmam ser muito criterioso, mas
ainda não foi o suficiente para barrar o VumaQuad.

O começo
Segundo as regras de propaganda, deve-se falar sobre as novidades em primeiro lugar. O
problema é que cada detalhe deste pedivela é a última palavra em tecnologia.
O VumaQuad é uma peça de 4 hastes, com diâmetro interno de 110mm, sendo uma delas
integrada ao próprio braço do pedivela, o que aumenta muito sua rigidez. Suas coroas com
50/34 e 53/39 dentes presas as 4 hastes, garantem uma gama completa de opções de
transmissão para toda e qualquer situação.

Para aumentar ainda mais a rigidez, um eixo enorme de 30mm liga suas duas alavancas. Essa
inovação em pedivelas com rolamentos externos é a certeza de mais rigidez ao conjunto.
Como resultado, o VumaQuad é um pedivela que estabelece um novo padrão em termos de
performance, sendo o mais leve e ainda assim 33% mais rígido que o 2° mais leve no mercado.
Isso sem esquecer sua aprovação no novo padrão de teste de esforço para pedivelas do CEN,
20% mais exigente que anterior.

As 4 hastes
Combinando toda experiência em Carbono da ZIPP e sua parceria com o fabricante de coroas
líder do mercado, foi possível a criação de uma peça de 4 hastes com peso reduzido, que ainda
assim apresenta uma durabilidade maior que a encontrada em qualquer outra peça de 5 hastes
no mercado.

Coroas
O nível de rigidez da coroa de 53 dentes e 4 hastes ZIPP mostra que ela é quatro vezes menos
flexível que as de 5 hastes no mercado. O resultado final é uma coroa de 4 hastes com
diâmetro interno de 110mm que oferece 14% mais rigidez que qualquer outra coroa de 5
hastes.

A tecnologia de tratamento do Carbono
A Zipp utiliza um novo e revolucionário sistema de soldagem, três vezes mais resistente que os
primeiros sistemas utilizados para unir as partes de carbono. Com isso cria um pedivela “pesopena”
de grande rigidez, o que ajuda o VumaQuad a passar em todas as baterias de testes de
esforço como os novos padrões estabelecidos pelo CEN.
Compacto ou inteiramente versátil

O novo design de furos internos FullRange 110 permite ao mesmo VumaQuad, tanto o uso de
coroas 50/34 quanto 53/39, e melhor: sem que haja qualquer perda de rigidez.

Os rolamentos

O VumaQuad tras a opção de ser montato tanto com rolamentos de aço (Standard) quanto com
rolamentos de Cerâmica, ambos seguindo os mais rigorosos padrões ZIPP.

O padrão utilizado nos rolamentos de rodas ZIPP segue as especificações ABEC-5 Grade-10*,
com esferas de aço tidas comos as melhores, duas vezes e meia mais redondas que as
encontradas em outros rolamentos no mercado.

Como espera-se os mesmos resultados nos rolamentos do movimento central, a ZIPP buscou
um fabricante de rolamentos que atendesse essas expectativas de padrão e consistência. Além
de rolamentos com os mesmos padrões das rodas, criou os únicos a utilizar a graxa DuPont
Krytox®. Ao custo de U$85 cada 28g, essa é a graxa mais cara do mundo, porém seu uso
garante aumento de 2 ou 3 vezes na vida útil dos rolamentos.

*
ABEC
A proposta do comitê ABEC (Annular Bearing Engineers Committee) consiste no estabelecimento de padrões de
tolerância para dimensão, geometria e ruído dos rolamentos, permitindo à indústria e o consumidor a comparação
dessas peças.
Sua escala consiste em ABEC 1, ABEC 3, ABEC 5, ABEC 7 e ABEC 9 (melhor).
Quanto maior o índice ABEC, melhor a qualidade do rolamento.
Para ciclismo, um índice 5 é excepcional, índices 7 e 9 são reservados para rolamentos com necessidade de rotação
acima de 1000 RPM.

GRADE
O grau de uma esfera de rolamento mede sua circunferência de acordo com a seguinte escala: Grade 300, Grade 25,
Grade 10, Grade 5, Grade 4 e Grade 3 (melhor)
Quanto menor o índice, melhor a qualidade da esfera.
Existem outros índices na escala, mas esses passam uma boa idéia da escala.
Para ciclismo, um índice 10 é excepcional, índices 4 e 5 são usados em esferas de cerâmica.
Em resumo, quanto maior o ABEC e menor o GRADE, melhor será o rolamento.
Fonte:
www.zipp.com , acesso em 12/08/2008
Tradução:

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